Compare Produtos, Lojas e Preços

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Língua inglesa é o passaporte para a internet


 Não tem como fugir disso: a língua "oficial" da internet é o inglês. Hoje em dia, dominar pelo menos o básico é essencial para se navegar na web.

 A última pesquisa da Nielsen Online, de março deste ano, revelou que 80% dos internautas brasileiros utilizam redes sociais. A média global é de 67% – mesmo índice dos Estados Unidos. No ano passado, o percentual mundial era de 61%. Além disso, o Brasil também é o país onde as pessoas gastam mais tempo em sites do gênero: 23% (ou quase um quarto) do período total são utilizados em orkut, blogs e páginas semelhantes.

 “Pelo computador, já sabemos os significados das palavras insert, home, end, page down, delete e de outros comandos que adotamos diariamente. Em alguns jogos, aprendemos que, quando queremos parar, a palavra correta é quit, e não stop", diz Luiz Fernando Schibelbain, diretor do CLP – Centro de Línguas Positivo – instituição do Grupo Positivo, de Curitiba (PR). "Por mais que não saibamos a pronúncia correta, estamos desenvolvendo a compreensão por meio de vocabulário, e isso também é aprendizado.”

 “Uma das armadilhas mais comuns criadas por hackers para ‘fisgar’ os usuários que navegam sem critérios são os atraentes pop-ups com cifras em dólares e com a chamada ‘You are a winner! Click here to get $ 1.000.000,00!’. Na verdade, isso nada mais é do que um spyware – programa automático de computador, que recolhe informações do usuário – sendo instalando em sua máquina para rastrear senhas, e-mails, mensagens e até limpar o conteúdo do computador”, alerta Schibelbain para o perigo de não se ter qualquer noção da língua inglesa.

Nenhum comentário:

Anúncio provido pelo BuscaPé