Nada de reclamar. A crise econômica mundial, pelo menos para os publicitários, trouxe um lado muito positivo. A internet ganha força e se mostra como uma tendência de mercado. De acordo com estimativas do Internet Advertising Bureau Brasil, o setor de mídia online brasileiro deve faturar R$ 1 bilhão em 2009.
As previsões apontam que o investimento irá representar participação de 4,2% no bolo publicitário. Para a HOTWords, empresa especializada em mídia de massa segmentada, a expectativa é de um crescimento de 150% neste ano.
A mesma pesquisa da IAB Brasil também aponta um crescimento da internet e do número de usuários ativos. De acordo com as previsões, o país deve chegar aos 28 milhões de internautas residenciais até o final deste ano. Esse valor representa um crescimento de 20% em relação a 2008.
Mais uma justificativa para que as agências de propaganda olhem com mais atenção para as ações voltadas para web. Segundo Gustavo Morale, CEO da HOTWords a propaganda online além de ter um ótimo retorno, tem sido bastante procurada como uma alternativa neste momento de crise.
Entre as empresas que já aderiram a este segmento de mídia online com o formato HOTWords está o Banco Bradesco, que através da agência One Digital executou a campanha "Promoção fã-clube", que relacionava o nome de celebridades e eventos a prêmios oferecidos a consumidores dos cartões Bradesco.